TOD – Transtorno Opositor Desafiador


 - Esse tipo de transtorno geralmente acontece na fase infantil, é um transtorno que tem como principal característica o comportamento de desobediência, raiva, falta de controle, provocação e ressentimento.

A origem desse transtorno acredita-se que tem conexões com fatores genéticos, neurofisiológicos e sociais, normalmente os sintomas aparecem entre os seis e doze anos, mas não é regra, podendo aparecer em idades diferentes.

É comum que esse transtorno aparece junto com outros transtornos como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), TEA (Transtorno Espectro Autista) e Transtorno de humor e de ansiedade.

Os principais sintomas de TOD (Transtorno Opositor Desafiador), são diversos, as vezes confundidos com traços de uma personalidade difícil ou com outros transtornos, como por exemplo de déficit de atenção. Tendo os seguintes sintomas mais frequentes: Ansiedade, irritabilidade, comportamento agressivo, provocar e desfiar adultos, agitação, desafiar regras, dificuldade em controlar as emoções, frustração ao ser repreendido e ter reação de choro, birra ou agressividade. Por essa razão o diagnostico deve ser feito por especialista, para não ser feito diagnóstico errado!

Ao ser diagnosticado com TOD, temos opções de tratamentos eficazes para minimizar os sintomas. O melhor é a criança, ter acompanhamento com multiprofissionais como fazer terapia e nesse caso o mais apropriado é na linha de comportamental, acompanhamento com psiquiatra para acompanhar o uso de medicamento, que vai melhorar a qualidade de vida da criança,  ter apoio em casa é muito importante para a criança ser compreendida e ter o apoio necessário em casa e na escola para lidar com essa criança.